Gerbils - genética de cores

Posted by Fernanda Santana | Posted in | Posted on 11:12

Pronto, terminei de reescrever minha apostilinha sobre genética de cores... qualquer dúvida, estou às ordens. Se encontrarem alguma coisa errada, por favor me avisem, também sou amadora, vocês sabem. Academicamente, biologia tá longe da minha área... mas... a gente faz o que a gente pode, né? :P



GENES, GENÓTIPO, FENÓTIPO: MAS HEIN? 
(e você, na época da escola, ainda resmungou para seu professor de Biologia que nunca que ia usar isso na vida, né, seu danado? Pois é, o mundo dá voltas! =P)

"O gene é um segmento de um cromossomo a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica, por exemplo, a cor dos olhos." [obg, Wikipedia!] Ou seja, é um pedacinho específico do DNA que define... alguma coisa específica.

Quando a gente escreve um código genético (ou mesmo uma pequena parte dele, como vai ser o caso aqui), estamos trabalhando com o genótipo, ou seja, informação que o animal (ou planta, ou ser..) traz no DNA, informação que ele pode passar adiante, pros seus descendentes.

O terceiro termo, fenótipo, é como o animal (ou planta, ou ser...) de fato se parece. O genótipo determina como vai ser o fenótipo. Dá pra mudar o fenótipo, mas o genótipo não. Por ex. eu tenho os cabelos castanhos, e posso pintá-los de qualquer outra cor, mas meu DNA, meu genótipo, ainda vai dizer "cabelo castanho" e é essa a informação que vou passar pros meus descendentes.

Genes normalmente existem em mais de uma forma, por ex. o gene que define a cor dos olhos de um gerbil pode ser "preto" ou "vermelho", essas versões diferente do mesmo gene a gente chama alelo. E os alelos vêm em pares. Alguns alelos são mais "fortes" que outros. Como eles vem aos pares, podem ser um de cada, um alelo "preto" e outro "vermelho", e, bem, os olhos só podem ser vermelhos ou pretos, não há uma terceira opção, então o que acontece é que o mais "forte", o que a gente chama de dominante, se sobrepõe ao mais fraco, que a gente chama de recessivo. Por convenção, a gente escreve o alelo dominante em letra maiúscula, e o recessivo em minúscula. "Olho preto" é P, "olho vermelho" é p. P é dominante, então se tivermos PP no genótipo, teremos olhos pretos; se tivermos Pp, teremos olhos pretos também; e se tivermos pp, aí sim teremos olhos vermelhos. Ou seja, um animal de olhos pretos pode carregar, sem que a gente saiba, a informação "olhos vermelhos" e pode passar isso pros seus descendentes.

Nem todos os alelos são dominantes ou recessivos, há uma terceira possibilidade, a dominância incompleta, em que eles se misturam formando um fenótipo diferente, intermediário.

Falando um pouquinho sobre procriação... gametas (óvulos e espermatozóides) têm só metade da informação genética, pra que possa se juntar com outra metade e formar um inteiro, com o número correto de cromossomos. Pra ter metade da informação, os pares de alelos se dividem, ou seja... no caso desse nosso gerbil Pp, metade de seus gametas será P e metade será p. Se esse animal for um macho e ele cruzar com uma fêmea também Pp, o que pode acontecer é o seguinte:

- o P do macho se combinar com o P da fêmea, gerando um animal PP (olhos pretos)
- o P do macho se combinar com o p da fêmea, gerando um animal Pp (olhos pretos)
- o p do macho se combinar com o P da fêmea, gerando um animal Pp (olhos pretos)
- o p do macho se combinar com o p da fêmea, gerando um animal pp (olhos vermelhos)

Pra determinar essas possibilidades, a gente costuma usar a tabela de Mendel. É assim, ó:


Pp
P

p


De um lado colocamos a informação do macho e de outro a da fêmea, depois é só juntar tudo...


Pp
PPPPp
pPppp

Mas é claro que a cor dos olhos não é a única coisa que nos interessa.


CONHECENDO OS GENES ENVOLVIDOS

Os seguintes genes interferem na cor dos gerbils:


Os pares marcados de azul petróleo são os que a gente não vai usar. O primeiro, que determina se o animal tem a cor diluída ou não, não vamos considerar pelo fato de não termos o alelo recessivo aqui no Brasil. Todos os animais são DD, ou seja, não tem a cor diluída. Sobre o padrão malhado, ele não altera a cor do animal, apenas adiciona (ou não) manchas brancas pelo corpo. Eu vou falar sobre os malhados depois, por enquanto vamos desconsiderar essa parte também.

Então ficamos assim:

Os alelos que compõe o primeiro par, o par que determina a cor da barriga, podem ser:
A = barriga branca
a = barriga da cor do resto do corpo

Os alelos que compõe o segundo par, o par acromelânico, podem ser:
C = "normal", não-acromelânico
cchm = acromelânico escuro
ch = acromelânico claro

Nota: algumas vezes a gente encontra cb ao invés de cchm, são dois nomes diferentes pro mesmo alelo.

Os alelos que compõe o terceiro par, o par laranja, podem ser:
E = "normal"
e = cores laranjas (como o Dark Eyed Honey)
ef = não temos esse no Brasil, gera animais do tipo Schimmel, laranjas que se tornam brancos com o passar do tempo.

Os alelos que compõe o quarto par, o par cinzento, podem ser:
G = "normal"
g = cores cinzentas (como o Gray agouti), em que o cinza substitui os tons amarelos da pelagem

Os alelos que compõe o quinto par, o par que determina a cor dos olhos, podem ser:
P = olhos negros
p = olhos vermelhos

No geral, dizemos que os genes recessivos ficam escondidos quando em companhia de um gene dominante. Em várias cores de pelagem onde um dos genes é dominante, realmente não há como saber quais os segundos genes do pares, como no caso do Agouti e do Preto, pra descobrir temos que analisar a cor dos ancestrais e descendentes do animal. Em outros casos, o gene recessivo, mesmo quando só um, muda um pouco a cor do animal, como no caso do Dove em comparação com o Lilac. A cor Lilac é geneticamente muito próxima da Dove, a diferença é que o Dove tem um único gene recessivo no par dos acromelânicos (Cch) e o Lilac tem dois dominantes (CC). Ainda que o ch seja recessivo, é o bastante para fazer do Dove muito mais claro.

Conhecemos então os pares de genes (ou pares de alelos, podemos chamar dos dois jeitos), e isso nos permite escrever o genótipo de cada cor. Vou dar alguns exemplos aqui, vocês podem ver o resto dos genótipos de cores em http://home.wtal.de/ehr/gerbils/colors.htm ou ainda em http://www.critterplaypen.com/pgs/codes.php (dica de Lindo Gerbil) lembrando que hífens substituem "qualquer gene". E quando tivermos c- quer dizer que pode ser tanto cchm quanto ch.

A-C-E-G-P- = Agouti
aaC-E-G-P- = Preto
aaCCE-G-pp = Lilac
aacchmcchmE-G-P- = Burmês
--c-c-----pp = PEW (branco de olhos vermelhos)

Para boas fotos das cores, vejam http://egerbil.com/colours.html



PREVENDO A COR DOS FILHOTES

Pra determinar as possíveis cores dos filhotes de um casal específico de gerbils a gente usa a velha e boa tabela de Mendel.

Vou usar de exemplo um par de animais que tenho aqui, eu estou pensando em, daqui algum tempo, pô-los pra cruzar, e queria saber que cores os filhotes podem ter.

Antes de falar de previsão de cores, é preciso determinar o genótipo dos animais que eu tenho aqui. O primeiro é um macho, o nome dele é Ajax. Se Ajax é preto, tenho que seu genótipo é  aaC-E-G-P-, o ideal é que eu preencha o genótipo o máximo possível, substituindo esses hífens pelos genes que de fato ele carrega. Pra isso é preciso estudar a linhagem do animal. Eu sei que Ajax é filho de um macho Light Dark Eyed Honey com uma fêmea Burmesa. Alguns dos irmãos de Ajax são LCP agouti, outros são Dove, outros são Siameses e outros são PEW. Se ele teve irmãos de olhos vermelhos, eu sei que tanto seu pai quanto sua mãe são portadores do gene p (é preciso de um par de p pra ter olhos vermelhos, um p vem do pai e outro da mãe), portanto há mais chances de que Ajax tenha esse gene do que não tenha; de qualquer forma, eu não tenho como ter certeza, por isso vou deixar o último par assim mesmo P-. Eu sei que não tenho genes g na minha criação, e que tanto o pai quanto a mãe de Ajax são GG, portanto tenho que Ajax é GG. O pai de Ajax é Light Eyed Honey, um tom de laranja, e eu sei que essa cor tem um par de e. Se o pai de Ajax não tem nenhum gene E, então passou o gene e pra todos os filhotes. Ajax , portanto, é Ee. A mãe de  Ajax era Burmesa, portanto cchmcchm. Se Ajax tem um gene C, esse gene veio de seu pai, o segundo veio de sua mãe e se ela só tinha cchm pra passar pros filhotes, então sei que Ajax é Ccchm. Juntando tudo isso, tenho que Ajax é aaCcchmEeGGP- o que é muito mais preciso que o que eu tinha antes.

A pretendente de Ajax é Clio. Ela é CP agouti, portanto A-cchmcchmE-G-P-, mas eu preciso de algo mais preciso. Sei que sua mãe era Yellow Fox, um tom de laranja de olhos vermelhos, que tem um par ee e outro de pp, portanto tenho que Clio só pode ser Ee e Pp. Sei que seu pai era CP agouti como ela e sei que ela teve irmãos CP agoutis e burmeses. A cor burmesa é aa, portanto tenho certeza de que tanto seu pai quanto sua mãe eram portadores do gene a, e que há mais chances de que Clio seja Aa que AA, maass... não posso ter certeza, por isso vou manter A-. O gene g eu não tenho aqui, então sei que ela é GG. No fim das contas tenho o seguinte: A-cchmcchmEeGGPp.

Com essas informações, os genótipos dos animais que a gente tem, podemos fazer duas coisas, ou usar a tabela de Mendel, ou usar uma calculadora super prática como essa http://www.critterplaypen.com/gcal/gcal.php (dica de Lindo Gerbil). Caso você queira fazer "na mão", continue lendo.

Pra preencher a tabela, tenho que determinar os gametas possíveis de Ajax e Clio.

Ajax é aaCcchmEeGGP-

Se o último gene de Ajax for P, então as possibilidades de espermatozóides serão: aCEGP, acchmEGP, aCeGP, acchmeGP.
Se o último gene de Ajax for p, então as possibilidades de espermatozóides serão: aCEGP, acchmEGP, aCeGP, acchmeGP, aCEGp, acchmEGp, aCeGp, acchmeGp.

Clio é  A-cchmcchmEeGGPp

Se o segundo gene de Clio for A, então as possibilidades de óvulos serão: AcchmEGP, AcchmeGP, AcchmEGp, AcchmeGp.
Se o segundo gene de Clio for a, então as possibilidades de óvulos serão: AcchmEGP, AcchmeGP, AcchmEGp, AcchmeGp, acchmEGP, acchmeGP, acchmEGp, acchmeGp.

Como eu adoro tabelas, acho super divertido, normalmente faria quatro tabelas nesse caso, determinando as possibilidades em cada caso. Como o objetivo aqui é só mostrar como se faz, então vou fazer só uma, considerando Ajax PP e  Clio AA.

Basta colocar os gametas de um na horizontal e de outro na vertical... aqui coloquei os do macho na horizontal.

<3aCEGP acchmEGP aCeGP acchmeGP
AcchmEGP
AcchmeGP
AcchmEGp
AcchmeGp

Agora é só preencher...

<3aCEGP acchmEGP aCeGP acchmeGP
AcchmEGP AaCcchmEEGGPP AacchmcchmEEGGPP AaCcchmEeGGPP AacchmcchmEeGGPP
AcchmeGP AaCcchmEeGGPP AacchmcchmEeGGPP AaCcchmEeGGPP AacchmcchmeeGGPP
AcchmEGp AaCcchmEEGGPp AacchmcchmEEGGPp AaCcchmEeGGPp AacchmcchmEeGGPp
AcchmeGp AaCcchmEeGGPp AacchmcchmEeGGPp AaCcchmeeGGPp AacchmcchmeeGGPp

Ufa! Agora é só pegar todos esses genótipos e descobrir qual a cor deles.

<3aCEGP acchmEGP aCeGP acchmeGP
AcchmEGP AaCcchmEEGGPP
agouti
AacchmcchmEEGGPP
CP agouti
AaCcchmEeGGPP
agouti
AacchmcchmEeGGPP
CP agouti
AcchmeGP AaCcchmEeGGPP
agouti
AacchmcchmEeGGPP
CP agouti
AaCcchmEeGGPP
agouti
AacchmcchmeeGGPP
CP nutmeg
AcchmEGp AaCcchmEEGGPp
agouti
AacchmcchmEEGGPp
CP agouti
AaCcchmEeGGPp
agouti
AacchmcchmEeGGPp
CP agouti
AcchmeGp AaCcchmEeGGPp
agouti
AacchmcchmEeGGPp
CP agouti
AaCcchmeeGGPp
Lt. Dark Eyed Honey
AacchmcchmeeGGPp
CP nutmeg

Bem, ao que parece, vão ter filhotes agoutis e CP agoutis, mas também podem ter CP nutmegs e Light Dark Eyed Honeys. :D

Comments (8)

Ninguem viu seu blog até hoje, sua rata velha

Gerbilândia: http://gerbilandia.foruns.com.pt
O Fórum Brasileiro Sobre Gerbils

Olá! Muito úteis suas informações!
Voce pode me ajudar?
Não sou nenhuma expert em genetica!
Bem, tenho um Siamês (que nao conheço seus pais e irmaos) podemos saber mais ou menos sua genetica?

Tenho tambem sua "esposa" que é uma femea DEH que possui irmaos DEH e light DEH mottled.
Podemos com essas informações obter alguma probabilidade de coloração de filhotes?

Outra pergunta:
Tenho um outro casal sendo o macho DEH e a femea light DEH mottled. Quais as probabilidades?

Me dê uma luz, por favor!

Abraços! Fernanda Laryssa Perciak

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Boa noite Fernanda. Tenho algumas duvidas para esclarecer. Tenho visto em muitos sites formarem casais de gerbil de olhos pretos com olhos vermelhos. Ha algum incoveniente em formar somente com olhos vermelhos? Formei um casal em que o macho é argente pied, seus irmao sao argente pied , lilac e a mãe deles é dove. A femea que comprei para formar o casal é argente. Não sei sobre os pais dela pois comprei num pet. Dá para fazer um mapa genetico com estas informações? Quais cores possiveis dos filhotes deste casal?

Boa noite Fernanda. Tenho algumas duvidas para esclarecer. Tenho visto em muitos sites formarem casais de gerbil de olhos pretos com olhos vermelhos. Ha algum incoveniente em formar somente com olhos vermelhos? Formei um casal em que o macho é argente pied, seus irmao sao argente pied , lilac e a mãe deles é dove. A femea que comprei para formar o casal é argente. Não sei sobre os pais dela pois comprei num pet. Dá para fazer um mapa genetico com estas informações? Quais cores possiveis dos filhotes deste casal?

Bom dia, Nelson! :-)

macho argente pied = A-C-E-G-pp
Lilac é aa e Dove aach, então, se a mãe é Dove o macho deve ser AaC-E-G-pp, sendo que talvez tenha o gen ch e talvez não. Normalmente ter esse gen faz eles ficarem um pouquinho mais claros em comparação com argentes CC. Se o laranja do pelo dele é bem forte, você pode considerar AaCCE-G-pp. A fêmea, sendo argente, você considera A-C-E-G-pp. E aí, dependendo de como essas lacunas sejam preenchidas, você tem duas situações...

Se a fêmea for Aa, você pode tirar filhotes AA, Aa ou aa, sendo os aa lilac ou dove.
Se a fêmea for AA, você só vai tirar filhotes argente.
É bastante comum que seja Aa, mas a outra situação também é possível, você vai ter que esperar os filhotes pra saber.

Não tem nenhum problema cruzar olho vermelho com olho vermelho... mas, sendo um gene recessivo, o único resultado possível são filhotes com olho vermelho. Não vai nascer, nunca, um filhote de olhos pretos de um casal em que ambos tem olhos vermelhos.

Ah, e como o pai é pied, então aproximadamente metade dos filhotes vai ser pied. Às vezes dá sorte e vem um pouco mais, ou um pouco menos... 50% de chance.

Postar um comentário